Autora: Cléia Elaine Soares - Psicóloga CRP 08/07013 - Especialista em Gestão em Marketing
Endomarketing: o funcionário sempre em primeiro
lugar!
Falar em rotatividade,
falta de qualificação profissional, dificuldade para contratar, desmotivação
dos funcionários, ineficiência dos líderes, baixos salários e tudo mais que
reza a cartilha das catástrofes do setor supermercadista é chover no molhado.
Precisamos de atitude, é hora de abandonar as lamentações, as queixas servem,
somente, para contaminar o ambiente de trabalho e reforçar a falta de
esperança.
O que fazer? A receita é simples: coloque o funcionário em primeiro lugar! Proponho a subversão da máxima que diz 'o cliente sempre em primeiro lugar' ou 'o cliente sempre tem razão'. Não estou propondo, de forma alguma, apologia ao desrespeito e maus tratos aos clientes.
Vamos refletir: quem vem
primeiro o cliente ou o funcionário? Há uma tendência forte a dizer que o
cliente é quem paga nosso salário, o cliente é o rei, sem ele não há razão de
existência da empresa etc. Não há como discordar de tudo isso, mas alguns
supermercados focam tanto nas relações com os clientes externos (campanhas,
promoções, prêmios, vantagens) e os funcionários ficam como meros instrumentos
para satisfazer as necessidades da realeza.
Alguns gestores
orgulham-se de proporcionar aos seus funcionários carteira assinada, pagamento
em dia, salário justo, folga semanal, horário de almoço. Ora, tudo isso não é
benefício, é direito. Um funcionário descontente não pode tratar o cliente como
um rei, não consegue fazer valer a máxima do 'cliente em primeiro lugar'.
Imagine um supermercado
que gasta dinheiro e esforço em ações de marketing, organiza o layout, lança
encarte com ofertas imperdíveis, realiza sorteio de prêmios, divulga as
promoções na televisão ou carro de som. O cliente é atraído para a loja, mas
encontra funcionários despreparados, com pouca informação sobre as promoções,
os preços estão com as etiquetas trocadas, ao passar no checkout há divergência
de preço.
O que aconteceu? O
gestor 'achou' que essas estratégias eram uma boa maneira de colocar o cliente
em primeiro lugar, oferecendo o melhor preço, mas não garantiu o melhor
serviço, pois seus funcionários não estavam prontos para oferecer o 'seu melhor'.
Reafirmo que o
funcionário está sempre em primeiro lugar, o supermercado que planeja e executa
ações firmes em prol da sua equipe, tem excelência no atendimento ao cliente,
pois isso é uma consequência e não uma imposição.
O que o endomarketing tem
haver com tudo isso? Endo, prefixo grego (éndon) que significa "para
dentro", somado ao termo marketing, passa imediatamente a ideia de que as
técnicas de abordagem aos clientes externos podem ser aplicadas ao público
interno. Ou seja, é a aplicação das ferramentas do marketing para os
funcionários.
O endomarketing busca
soluções para tornar os funcionários participantes de uma grande equipe, onde
todos sabem as regras, jogam no mesmo time e fazem tudo atingir a vitória.
Dentre as estratégias
mais divulgadas do endomarketing estão: treinamento, frases motivacionais,
jornal interno, comemoração dos aniversariantes, festas, premiações,
funcionário do mês, café com o presidente da empresa etc.
Endomarketing é fácil de
ser definido e implantado, mas algumas empresas mostram resistência, seja por
desconhecimento ou por ter passado por uma situação de investimento com
resultados parciais. O gestor pode dizer: "- Já fiz isso e não deu
resultado".
Adianto que propostas
implantadas sem planejamento podem surtir pouco efeito, em alguns casos, causar
desmotivação e revolta. Um supermercado iniciou o programa de 'Funcionário do
Mês', o gerente fez a escolha com base no desempenho de cada colaborador. Ao
anunciar o vencedor, houve protestos, pois se tratava de um 'puxa-saco', na
frente do líder era uma pessoa e com os colegas de trabalho era pretensioso e
não cumpria o lhe era determinado.
Mitos do endomarketing:
Isso é coisa para empresa
de grande porte;
Custa caro;
Só posso pensar em
endomarketing quando tiver com o RH estruturado;
Tenho que arrumar o
layout da loja primeiro, depois investir nos funcionários;
Estratégias iniciais para
implantar o endomarketing no supermercado: diagnóstico, aplicação das
estratégias frente aos problemas apresentados e fortalecimento dos pontos
fortes e avaliação dos resultados.
1) Comece pelo fim:
O que: Ficha de
desligamento de funcionário
Como: Ao sair da empresa
o funcionário deve preencher uma ficha contendo nome, tempo de serviço, setor,
líder, expor como foi o relacionamento com os colegas de trabalho, como foi a
atitude do líder, se a empresa pagou devidamente o salário e as horas extras,
motivo da saída e sugestão de melhoria para a empresa.
Justificativa: Ao sair da
empresa o funcionário está livre para expressar sua opinião, pode fazer
denuncia sobre seu líder ou algum colega, pode expor dificuldade do setor de
trabalho. Em caso de funcionário não alfabetizado a pessoa do RH pode escrever
e outro funcionário assinar como testemunha.
Observações:
Algumas empresas aplicam o
questionário de desligamento, mas não utilizam os dados como forma de avaliar
as principais dificuldades da empresa;
As fichas devem ser
reunidas e tratadas em conjunto, analisando-se de forma cautelosa, ao sair da
empresa alguns estão ressentidos e o fazem de forma agressiva.
A ficha de desligamento
pode ser utilizada em ação trabalhista;
2) Pesquisa de clima –
diagnóstico organizacional
O que: Trata-se do
levantamentos dos principais pontos fortes e fracos da empresa.
Como: Pode-se contratar
uma empresa externa para fazer uma entrevista com os funcionários ou propor que
eles respondam a um questionário (com opção para identificar ou não o nome do
respondente).
Justificativa: Escutar a
equipe é a forma mais barata e eficiente para resolver boa parte dos problemas.
Observações:
Existem várias empresas
de assessoria e profissionais qualificados para tal serviço. Não desejo
estabelecer uma regra ou desmerecer esse ou aquele profissional/empresa, mas
como psicóloga tenho que alertar que o funcionário deve ter garantia do sigilo
das informações e que não será punido por expor sua opinião. Os dados devem ser
repassados em forma estatística e não podem servir como instrumento de 'caça às
bruxas'. O objetivo não é apontar o funcionário que fala mal da empresa e que
não está satisfeito. A pesquisa de clima deve levantar possibilidades de
melhorias dos pontos fracos e maximizar os fortes.
Pontos analisados na
pesquisa de clima: motivação, satisfação com o trabalho e salário, papel das
lideranças, saúde física e emocional dos colaboradores, apontamentos e
sugestões de melhorias.
3) Reunião com as
lideranças
O que: Proponha um
encontro com as lideranças em horário que possibilite diálogo e pouca
interferência.
Como: Nesse momento não
adianta focar nos problemas, todos sabem ou deveriam saber o que está errado.
Os participantes devem ser estimulados a fornecer sugestões e soluções viáveis
às questões apresentadas na pesquisa de clima.
Justificativa: As
reuniões, por vezes, não são produtivas porque elas acontecem quando o
'incêndio' já aconteceu. As empresas devem propor reuniões mais frequentes e
focadas em soluções.
Observações:
Os participantes podem
ler textos referentes ao endomarketing e/ou pesquisar e apresentar empresas que
aplicam;
A resistência e o
descrédito de alguns líderes fazem parte do processo, mas não devem ser
impeditivas;
A pesquisa de clima serve
para apontar os pontos fracos e fortes, mas isso é só o começo, é momento de
definir quais as ações que serão tomadas.
4) Departamento
Pessoal (DP) ou Recursos Humanos (RH)?
As funções do DP são
principalmente referentes à questões legais de registro de funcionários, folha
de pagamento, férias, rescisão, dentre outras atividades burocráticas e
exigidas por Lei e também servem para organizar o quadro funcional.
Compete ao setor de RH ou
de Gestão de Pessoas o estabelecimento das relações entre as pessoas que fazem
parte da organização. Promovendo recrutamento, seleção, treinamento, políticas
de benefícios, comunicação, dentre outros.
Por vezes, os setores se misturam,
inclusive, alguns supermercados utilizam as mesmas pessoas nos dois setores.
Fortalecer e qualificar o
setor de RH é primordial, pois os funcionários são pessoas que trabalham para
pessoas.
5) Comunicação
A base fundamental do
Endomarketing é a comunicação. Uma empresa pode ser avaliada como sadia ou
doentia observando como é seu processo de comunicação. Fofocas, boatos,
intrigas, insatisfações, mal-entendidos, discussões são frutos de uma doença
crônica da empresa.
Principais sugestões:
mural, jornal interno, cartazes, frases motivacionais, painel dos
aniversariantes, participação em redes sociais, e-mail.
Nenhuma informação
escrita substitui o valor de uma boa conversa. Reuniões frequentes são uma
necessidade para a saúde empresarial. Transformar as reuniões em momentos de
ameaças, levantamento de problemas, apontamentos de erros, são imprudências que
devem ser evitadas.
É comum o funcionário
dizer que a empresa precisa 'valorizá-lo', 'reconhecer' o seu trabalho. Uma
forma de trabalhar essa questão é fornecendo feedback (retorno da informação)
ou seja, conversar com o funcionário apontando de forma justa suas principais
qualidades e o que precisa ser melhorado. Não é simplesmente elogiar ou
bajular, o líder precisa falar a verdade.
6) Treinamentos
Contratar um especialista
para fazer uma palestra motivacional é interessante, mas seu efeito é rápido e
não atinge a raiz do problema.
Os treinamentos podem ser
presenciais (no próprio supermercado ou outra empresa) ou EAD (Educação à
Distância).
Abaixo alguns
treinamentos que fornecem resultados expressivos nos aspectos comportamentais e
operacionais:
Integração do
colaborador: apresentação da empresa, histórico, filosofia, principais deveres,
direitos, lideranças.
Qualidade de atendimento
ao cliente: postura profissional, ética, comprometimento, formas de lidar com
as queixas, busca pela excelência.
Educação financeira: os
funcionários que trabalham em supermercado tem acesso facilitado aos produtos
(alimentícios e algumas lojas contam com eletrônicos) e não precisam pagar
imediatamente. Esses fatores culminam em descontrole financeiro, é comum
encontrar pessoas com alto grau de endividamento, muitas vezes com pouco ou
nenhum dinheiro para receber. Através de um programa de treinamento é possível
repassar conceitos de administração dos recursos financeiros.
Treinamentos
operacionais: Frente de Caixa, Reposição, Padaria, Açougue etc.
Vendas: todos os setores
podem se beneficiar com o conhecimento de técnicas de atendimento e
comercialização de produtos e serviços.
Lideranças: além dos
treinamentos operacionais (controle de estoque, compras, gerenciamento de
categorias etc) os líderes podem participar de eventos que tratem sobre o papel
do líder, competências para trabalhar com a geração Y, atuação em conflitos,
comunicação e relacionamento interpessoal.
Segurança no trabalho,
NR-17, normas de prevenção de acidentes de trabalho, CIPA.
7) Política de cargos
e salários
Um gerente de
supermercado disse: "- O funcionário de hoje não espera nem dar o tempo do
seguro desemprego, não fica nem 3 meses na empresa".
Essa é uma realidade
vivenciada por muitos supermercados, entre todas as questões a serem
consideradas para a rotatividade, há necessidade de destacar a questão de
salário e benefícios.
Empresas de outros
segmentos conseguem implantar com eficiência a subida de cargos no sentido
horizontal (júnior, pleno, sênior e master, por exemplo), desta forma posso
começar como analista jurídico júnior e se cumprir determinadas metas chego a
master.
No entanto, no supermercado,
por uma série de questões, essa hierarquia não é tão facilmente implantada.
Uma possibilidade é a
criação de crescimento vertical, por exemplo, o funcionário começa como
Repositor de Mercadorias 1, passando para o estágio de Repositor 2, até Supervisor.
Todo esse processo deve
ser elaborado em conjunto com o setor de RH, gerência, gestores, proprietários,
funcionários.
Algumas empresas realizam
com sucesso o Programa de Participação nos Lucros (PPL). São negociadas metas
de vendas por setor ou para a loja toda, os funcionários são comissionados e
estimulados a prestação qualificada de serviços.
8) Premiações
A implantação de um
sistema de premiação merece cuidado e ampla discussão com todos os envolvidos,
caso contrário, poderá ocasionar desmotivação e revolta.
O ideal é criar premiação
vivencial, além da financeira. Algumas práticas que deram certo: ingressos para
cinema, crédito de celular, viagem, dia de folga, visita da família ao local de
trabalho, churrasco, sorteio de prêmios.
A principal questão a ser
considerada é forma de avaliação, como mensurar quem merece receber premiação.
Os critérios devem ser claros e objetivos, para isso é importante assegurar que
a comunicação escrita e verbal sejam feitas por uma pessoa capacitada.
9) Investimento em
estrutura física e condições para satisfação de necessidades básicas
Faço a seguinte sugestão:
passe por cada um desses locais e avalie as condições dos mesmos. Se algum
desses espaços for inexistente na sua empresa, reavalie sobre a insatisfação
gerada.
Que tal um tour pelo:
banheiro, vestiário, armário para guardar os pertences, refeitório, local para
descanso, acesso à água.
O funcionário passa a
maior parte do tempo na empresa, convive mais com os colegas de trabalho do que
com sua própria família. Como está a cadeira que o Operador de Caixa senta?
Como é o maquinário do Padeiro e Confeiteiro? Como é o espaço do Açougue? Como
é o computador do comprador? Como são as condições de temperatura que os
funcionários estão expostos?
10) Fortalecimento das
lideranças
Vou dizer o óbvio, mas
não tenho como fugir: Nem sempre a pessoa que é de confiança e trabalha melhor
é o mais indicada para líder. Ainda, é recorrente o número de empresas que
elegem uma pessoa para o cargo de liderança por suas características éticas e
de bom desempenho nas tarefas. Outras habilidades são necessárias, gostaria de
destacar uma que é o carro chefe: comunicação.
Exemplos de supermercados
que praticam o endomarketing e obtiveram resultados expressivos: menor
rotatividade, qualidade de vida, melhoria do clima organizacional,
lucratividade, redução do desperdício e controle de quebras etc:
- Sistema de integração
na abertura da loja: oração do Pai Nosso; Ginástica Laboral; grito de gerra;
frase motivacional; leitura dos elogios da caixa de sugestões (caixa dos
clientes - as reclamações são tratadas em reuniões posteriores);
- Premiação vivencial:
funcionários e clientes apontam os destaques do mês (atendimento, qualidade do
trabalho). Os ganhadores são surpreendidos com presentes: ir ao cinema no
horário de trabalho, receber flores, rodada de pizza, caixa de chocolate;
- Na contratação os
funcionários recebem uma lista do 'Pode' e 'Não Pode', são regras básicas que
orientam sobre os direitos e deveres. Por incrível que pareça algumas questões
que parecem óbvias devem ser expressas: "Não pode pegar produto sem pagar
da empresa"; "Não pode mascar chiclete ou comer quando estiver
atendendo cliente".
- No dia do aniversário o
funcionário ganha um bolo e um bônus para gastar;
Realizei uma Pesquisa de
Clima em um supermercado com índice altíssimo de satisfação e motivação, além
do menor quadro de rotatividade do setor e sucesso de faturamento. O
proprietário disse que tinha uma receita simples: "Pago o melhor salário,
não abro aos domingos, temos bons equipamentos e trato todos com
respeito".
- Espaço com livros,
revistas, jogos, internet para o momento de intervalo;
Promoção de festas
temáticas. Um supermercado de Curitiba realiza todos os anos festas juninas
memoráveis, com direito a casamento caipira e comidas típicas. As fotos ficam
expostas no refeitório;
- Jornal do colaborador:
mensalmente cada funcionário recebe um exemplar contendo conhecimentos gerais,
piadas, receitas;
- Jornal Mural: não é
impresso, as informações são pregadas na parede do refeitório;
- Exposição de um quadro
com as vendas por setor e metas a serem atingidas: os colaboradores acompanham
vivamente o desempenho do seu setor, a empresa trabalha com Programa de
Participação nos Lucros;
- Um supermercado
conseguiu resultados expressivos ao colocar refeitório e servir comida de
qualidade para todos os funcionários;
- Campanhas de prevenção
do tabagismo e alcoolismo;
- Dia da Família, a
empresa realiza um evento onde os familiares podem participar e conhecer a
rotina de trabalho;
Orientação psicológica
para todos os funcionários;
- Parcerias com empresas
e profissionais: academia, lan house, advogado, nutricionista, fisioterapeuta;
- Ações de voluntariado,
uma empresa possibilitou que seus funcionários participassem de ações
beneficentes à pessoas idosas e crianças em estado de abandono;
- Apresentação de peças
teatrais no espaço de trabalho.
É comum nas entrevistas
com funcionários que trabalham em supermercado descobrir que muitos deles nunca
foram ao cinema e nem assistirão uma peça de teatro. Relatos reais que podem
servir como premiação vivencial: Repositor que nunca viu e nem pisou em uma
escada rolante; uma Confeiteira que disse que tinha vontade de conhecer um
shopping center; o Gerente que só viu o mar pela televisão e que sonha
constantemente que está na praia; o Padeiro que nunca foi a um restaurante; a
Operadora de Caixa com o sonho de fazer a unha com uma manicure em um salão de
beleza.
As propostas apresentadas
são simples, mas não simplistas. Durante todo meu exercício profissional como
Psicóloga e atuando diretamente com funcionários que trabalham em supermercado
fui testemunha que o maior investimento que uma empresa pode fazer é na
comunicação. Investir na liderança, capacitá-los para fornecer feedback
(elogiar e apontar o que deve ser melhorado); possibilitar que os colaboradores
exponham abertamente suas opiniões; desenvolver estratégias de incentivo
(prêmios, experiências, oportunidades).
Endomarketing é colocar o
funcionário em primeiro lugar, valorizando-o, oferecendo oportunidades para que
ele seja uma pessoa e um profissional melhor, a excelência no atendimento ao
cliente e a lucratividade são consequências.
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